“Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo”. (Efésios 4:7)

7º Selo, 7 Trombetas e 3 Ais

TEMA: Símbolos do Apocalipse

SUBTEMA: O 7º Selo

ASSUNTO GERAL: As 7 Trombetas

ASSUNTO ESPECÍFICO: Os 3 Ais

TEXTO: Apocalipse 8:1-2,13; Apocalipse 9:13-21; Apocalipse 11:15-19

INTRODUÇÃO:

 “E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar.” (Apocalipse 8:13)

Hoje vamos continuar com o estudo que começamos culto passado, os 3 ais descrito no livro do Apocalipse são os mais duros e severos castigos de Deus, quando vimos o 1º Ai, houve muitas indagações e creio que sanamos todas as dúvidas, hoje vamos dar continuidade vendo o 2º e o 3º Ai, ou simplesmente chamemos de 6ª e 7ª trombetas.

“Passado é já um ai; eis que depois disso vêm ainda dois ais”. (Apocalipse 9:12)

Antes de começarmos vamos fazer uma revisão de tudo que temos visto até aqui, afim de não perdermos a cadeia de aprendizado.
Vejamos os organogramas pra entender:

O CAMINHO DOS JUÍZOS ADVINDOS DA AUTORIDADE DO CORDEIRO:

“E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? ” (Apocalipse 5:2)

“…Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.” (Apocalipse 5:7)

O QUE CONTINHA CADA SELO:

7selos

 

 O 7º SELO E AS MAIS SEVERAS SENTENÇAS DE DEUS:

 

1.  A 6ª TROMBETA – O 2º Ai

“E tocou o sexto anjo a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro, que estava diante de Deus, A qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates. E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens.” (Apocalipse 9:13)

eufrates

Essa trombeta em muito se assemelha com a 5ª trombeta estudada no culto passado quando  refere-se a anjos presos que são soltos afim de causar mal a humanidade, esses na verdade não são anjos comuns, mas demônios que perderam sua condição angelical e se encontravam presos para atender os decretos de Deus.

Principais acontecimentos da 6ª Trombeta:
  • Quatro anjos (demônios) presos, são soltos;
  • Os demônios prepararão um exército de 200 milhões de homens;
  • Uma terça parte de humanidade morrerá o que contabilizando com as demais pragas anteriores metade da população mundial;
  • os homens não se arrependem e permanecem com o coração endurecido, o que podemos comparar a faraó no Egito.

Entre a 6ª e a 7ª trombetas há o acontecimento descrito no capítulo 10 de apocalipse sobre o livrinho que é trazido até joão, mas trataremos desse assunto noutro momento.

Prossigamos:

2.  A 7ª TROMBETA – O 3º Ai

Chamada de “A trombeta de Deus”, o 3º Ai  é carregado de informações e detalhamento do que estar por vir, pois a 7ª trombeta é o anuncio do juízo eminente sobre os moradores da terra e sobre toda a criação.

Principais acontecimentos da 7ª Trombeta:
  • Todo o céu louva e adora a Deus; Apocalipse 11:15-17
  • Anunciado a eminência do Juízo Final; Apocalipse 11:18
  • Mais sinais abalam a atmosfera terrestre; (Apocalipse 11:19)
  • Grandes batalhas no mundo Espiritual acontecem; Apocalipse 12: 7-9
CONCLUSÃO:

É fantástico vermos as maravilhas de Deus nos sendo reveladas, embora não fomos privilegiados com a experiência da visão que João teve, ainda assim somos capazes de perceber o quão terríveis são todas estas coisas e nos fica mais evidente de que a soberania de Deus como criador do universo é de fato contundente.

Breve Resumo

 

Pr. Hugo Cunha