“Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo”. (Efésios 4:7)

Nossa História

A Igreja Cristã Evangélica Betânia é uma denominação cristã de linha teológica reformada que tem sua história entrelaçada a AICEB  – Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil, se identificando com grandes homens que atenderam a missão lhes entregada por Deus afim de plantar nesse lugar a semente do evangelho. Nossa história começa no ano de 1893 quando partiu deste Estado em direção a cidade de Barra do Corda no Maranhão, o primeiro crente e pregador João Batista Pinheiro, cearense de Icó, mudou-se para o solo maranhense e transmitiu o evangelho, nascendo assim, a primeira congregação que se abrigava num pequeno templo coberto de palhas e chão batido, seria ali a semente onde se estabeleceria a Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil.
A primeira congregação de crentes localizada naquelas terras, recebeu o nome de Congregação Presbiteriana, onde os irmãos celebravam cultos de adoração, louvor e pregação que impactavam e alcançavam os moradores locais e dos municípios vizinhos.
Pela providência de Deus chegou do Canadá no Brasil, em Grajaú do Maranhão no ano de 1905 o primeiro missionário da enorme galeria de pioneiros Perrin Smith, jovem solteiro, casou-se com uma brasileira, Ana Tavares Bastos, conheceu a congregação fundada por João Batista Pinheiro, que depois de apresentados o pregador agradeceu a Deus por ter mandado o homem que ajudaria os irmãos em seu lugar. Perrin Smith em 1914 ao voltar do Canadá estabeleceu ” um centro de atividade missionária em Barra do Corda” onde muitos outros missionários de variadas confissões vindos de diversas regiões do globo viriam para o Brasil e desembarcariam na cidade onde havia agora não mais a pequena congregação, mas sim uma Igreja interdenominacional denominada apenas de Igreja Cristã Evangélica, mais tarde após a instalação do Instituto Bíblico do Maranhão fundado pelo Rev. Jorge Thomas, foram formados  e preparados obreiros nacionais e estrangeiros  com o propósito de fazer parte das missões de evangelização. Em 17 de julho de 1947, numa convenção em Barra do Corda, Maranhão, foi organizado a Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Norte do Brasil. Nos anos seguintes a AICEB expandiu-se para diversos estados e também para o Distrito Federal, onde o Pr. Manoel Teixeira de Morais fundou uma das duas primeiras Igrejas da AICEB em Brasília, vindo posteriormente a desvincular-se da aliança fundou a Igreja Cristã Evangélica Betânia preservando a identidade Aicebiana, porém sem vinculo administrativo, a não ser o da cordialidade e hospitalidade característicos as duas entidades. Em 1992 deslocou-se da cidade de Farias Brito, estado do Ceará a srta. Erisleide Rodrigues Guedes, para tratar de problemas de saúde no DF, vindo a conhecer o evangelho através de seu irmão Adail Rodrigues Guedes que já morava na cidade e havia sido encontrado pelo trabalho evangelístico do Pr Manoel. A Missionária Erisleide após temporada nas terras da capital brasileira, entende o chamado que Deus lhe entregou e após seu batismo e discipulado acaba voltando para o Ceará afim de anunciar as boas novas nesta terra fariasbritense; Em anos posteriores algumas caravanas e comitivas vieram de Brasilia para Farias Brito, precisamente em Nova Betânia para dar suporte ao trabalho missionário feito nesta região, que rendeu frutos e culminou com a organização no ano de 1999, com 24 membros fundadores a Igreja Cristã Evangélica Betânia na cidade de Farias Brito.